Dicas para ter uma conversa mais empática
- Anderson Sulchinski
- 5 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Ter uma conversa empatia nem sempre é tarefa fácil, para isso separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa missão de acordo com os preceitos da Comunicação Não Violenta. 😊
Exemplo:
VOCÊ NUNCA CUMPRE COM OS PRAZOS, QUE INCOMPETÊNCIA.
Ao invés disto:
Faça observações específicas ao invés de julgamentos
Não faça qualquer tipo de julgamento de valor ou generalização, neste momento, você precisa ser muito específico sobre o fato para não gerar qualquer tipo de recepção defensiva ou conexões com momentos que não se referem ao que você está comentando.
Exemplo:
Você nunca cumpre com os prazos, que incompetência.
Você entregou esse projeto importante fora do prazo que definimos juntos...
Deixe claro qual é o seu sentimento sobre o fato
Neste momento, precisamos expressar com clareza como o fato nos impactou, lembrando que devemos expressar a sensação sem qualquer tipo de julgamento e tentar culpar a outra pessoa por isso.
Exemplo:
Estou me sentindo frustrado, com raiva, preocupado, com medo….
Eu me sinto frustrado quando isso acontece...
Quais são as necessidades não atendidas que despertaram esse sentimento
Precisamos assumir a responsabilidade sobre os nossos sentimentos e expressar a razão sobre qual necessidade que não foi atendida é importante para que tenhamos uma resposta empática do outro lado.
Exemplo:
Estou me sentindo frustrado, porque eu….
...prezo muito pelos prazos de entrega e isso é um dos fatores determinantes para mostrar aos nossos clientes o quanto nos dedicamos a esse projeto...
Faça pedidos claros para que suas necessidades sejam atendidas
É normal que grande parte das pessoas não tenham consciência sobre o que estão pedindo ou tenham medo do não como resposta, assim como a primeira fase, precisamos ser específicos se quisermos que nossas necessidades sejam atendidas.
Exemplo:
Deixe claro o que te fará estar satisfeito com o resultado.
Neste próximo projeto você pode prestar mais atenção nos prazos de entrega?
Você entregou esse projeto fora do prazo que definimos juntos, eu me sinto frustrado quando isso acontece porque eu prezo muito pelos prazos de entrega e isso é um dos fatores determinantes para mostrar aos nossos clientes o quanto nos dedicamos a esse projeto. Neste próximo projeto você pode prestar mais atenção nos prazos de entrega?
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